top of page

Como escolher os vegetais na hora das compras?


Legumes:

Abobrinha: dê preferência as mais novas, com 15 a 20 cm de comprimento. Evite as que tiverem cortes, machucados ou pontos moles e verifique se a casca não contém mofo aparente.

Alface: deve estar bem fresca, brilhante e não compre se estiver murcha, portanto perceba se as folhas estão firmes.

Alho: as cabeças devem ser firmes e a casca deve ser fibrosa como papel. Evite comprar os que apresentam brotos verdes, pois já estão ficando velhos.

Batata: escolha as mais firmes com casca inteira, sem manchas esverdeadas, mofo, cortes ou podridão.

Berinjela: procure as que sejam relativamente pequenas, brilhantes, firmes e com talo fresco. Um truque é apertar a berinjela com o polegar, se a depressão permanecer, é porque está velha e amarga, mas faça isso com cuidado para não estragar o legume.

Brócolis: a cabeça do brócolis verde escuro, deve ser densa, sem separação entre os botões verdes e sem flores.

Cebola: evite cebolas com coloração verde na parte superior, pois isso indica que estão velhas. As cebolas devem sempre ter cheiro limpo.

Cenoura: a cenoura deve se bem firme, see elas estiverem murchas e moles é porque estão velhas.

Couve flor: as folhas devem estar firmes e coladinhas aos floretes, rejeite os que tiverem com manchas marrons ou com folhas muito projetadas para fora.

Tomate: escolha o bem vermelho (claro que dependendo do tipo de tomate, a cor pode variar), de cor forte e brilhante. A polpa e pele devem estar firmes, e o aroma deve ser bem característico. Tomate verde dificilmente amadurecerá na nossa casa.

Frutas:

Abacate: a casca do abacate perfeito não tem rugas e deve estar firme. E é importante observar também se não há manchas na casca.

Abacaxi: tente arrancar uma folha da coroa do abacaxi, daí se sair fácil é porque ele está maduro. Dê uma olhadinha nas escamas também, se eles estiverem mais “lisas”, é provável que o abacaxi esteja bem maduro e docinho e, por fim, cheire-o, pois o cheiro dirá muito também se ele está maduro ou não.

Bananas: não tem problema nenhum você comprar ainda verde, pois elas amadurecerão em casa, daí é só mantê-las fora da geladeira para que elas amadureçam mais facilmente. Quanto mais “pintadinha” mais madura ela estará, o que também não tem problema caso o consumo seja rápido.

Laranja e limão: prefira sempre os limões e laranjas que não estão opacos ou com aquela textura áspera. Frutas lisas e brilhantes são as possuem mais suco.

Maçã: as mais pesadas tem maior possibilidade de estarem suculentas e jamais compre uma fruta que tenha machucados ou esteja com partes moles.

Maracujá: prefira os mais pesados e com a polpa solta que você pode perceber ao balança-lo, pois esses são os que estão com mais suco!

Boas compras!

Dicas de segurança na cozinha

#1 

Use luvas térmicas quando no preparo de pratos quentes.

 

#2

Evite que facas e ojetos cortantes fiquem ao alcance de crianças.

 

#3

Verifique se o gás foi desligado após o termino do preparo das receitas.

#4
Não deixe panela com o cabo para fora do fogão. Coloque-as todas para dentro.

 

#5
Cuidado com panos e plásticos próximo ao fogão enquanto o mesmo estiver ligado, pois oferecem potencial risco de incêndio à cozinha.

 

#6
Não leve as vasilhas de vidro do forno direto para pia ou bancadas de pedra, pois o vidro pode quebrar e, além de machucar, você perderá toda sua preparação. Ao tirar do forno, coloque-a sobre o fogão, por exemplo.

bottom of page