top of page

Regimes Milagrosos! Corra deles!

Com muita freqüência cardápios e regimes para emagrecimento rápido, como as chamadas “dietas da moda”, são, em geral, divulgados pela mídia e imediatamente adotados por milhares de pessoas que se iludem em busca de milagres. Normalmente essas dietas restringem o consumo de alguns grupos alimentares e exageram na ingestão de outros, desequilibrando totalmente a nossa alimentação diária. Esses “regimes milagrosos” ao contrário do que prometem, podem representar riscos para a saúde ou resultar em alguns quilinhos extras posteriormente, o conhecido e tão temido EFEITO SANFONA.


A variedade de alimentos em suas devidas proporções é fundamental para quem quer emagrecer. Parece contra mão, mas é SIM, comer para emagrecer! Comer com qualidade, em quantidades adequadas e de forma bem distribuída.


Dietas à base apenas de proteínas ou só de líquidos, são prejudiciais à saúde, porque isoladamente esses grupos alimentares não são capazes de oferecer todos os nutrientes de que o organismo necessita para se manter saudável. A ingestão de muita proteína e gordura pode resultar em aumento nos níveis de colesterol, triglicerídeos e até aumentar a disposição para o aparecimento de doenças graves ou fatais, como infarto e derrame.


Nutrientes como os carboidratos, que são a nossa maior fonte de energia, são normalmente banidos destas dietas que estimulam o emagrecimento rápido a qualquer custo, pois é tido como o vilão, o que é MENTIRA, ele é o nosso principal combustível. A ausência de carboidratos no cardápio nos deixa sem disposição para as atividades diárias, para os exercícios físicos, com dor de cabeça, mais nervosos e pode diminuir a quantidade de serotonina, substância produzida pelo cérebro que tem também papel na regulação o apetite e na saciedade. A queda de serotonina pode levar a compulsão alimentar e ao aumento da ansiedade, dificultando ainda mais o processo de emagrecimento.


Outro problema é a insuficiência de fibras (frutas, verduras e legumes), comum em dietas à base de proteínas e gorduras. A deficiência é prejudicial, pois pode alterar o bom funcionamento do intestino, prejudicar o equilíbrio dos níveis de gorduras sanguíneas e da glicemia.


Enfim, regimes milagrosos prometem perda de peso rápida, nestes casos perde-se muito também massa muscular e água, e não realmente emagrecem, pois emagrecer é perder gordura, o que é desejável e saudável, também em suas devidas proporções. Com a perda de massa muscular o metabolismo cai, a nossa imunidade fica prejudicada e dificultará também o emagrecimento, ou seja, prejuízo para a saúde.


Não faça regime, cuidado com as dietas milagrosas, milagres NÃO existem. Mude hábitos, estes sim são saudáveis e duradouros.

Dicas de segurança na cozinha

#1 

Use luvas térmicas quando no preparo de pratos quentes.

 

#2

Evite que facas e ojetos cortantes fiquem ao alcance de crianças.

 

#3

Verifique se o gás foi desligado após o termino do preparo das receitas.

#4
Não deixe panela com o cabo para fora do fogão. Coloque-as todas para dentro.

 

#5
Cuidado com panos e plásticos próximo ao fogão enquanto o mesmo estiver ligado, pois oferecem potencial risco de incêndio à cozinha.

 

#6
Não leve as vasilhas de vidro do forno direto para pia ou bancadas de pedra, pois o vidro pode quebrar e, além de machucar, você perderá toda sua preparação. Ao tirar do forno, coloque-a sobre o fogão, por exemplo.

bottom of page